top of page
Buscar

Quais são as funções certas para cada daminha?

Cada vez mais, a presença das crianças nas cerimônias de casamento é incentivada pelos profissionais da área, pois é uma forma de conferir ao momento muito amor e fofura. Os pequenos têm o poder de deixar tudo mais encantador e leve.

Dessa maneira, se você deseja que as crianças que fazem parte da sua vida estejam presentes nesse momento que é tão especial, é possível fazer do jeitinho que você sempre sonhou. E embora, antigamente, existissem muitas regras sobre a entrada das meninas e dos meninos no casamento, isto é, as daminhas e os pajens, hoje, a história é outra.

Na realidade, a presença de crianças existe há muito tempo nos casamentos, sendo que no começo a função da daminha era a de proteger a noiva dos maus espíritos. Para tanto, a criança se vestia igual à noiva, para confundir esses espíritos, sendo que nada de mau se esperava que acontece com a criança, por conta da sua pureza.

Mais recentemente, se tornou tendência que as crianças que entrassem na cerimônia tinham que ter todas uma função. Com isso, se você quisesse muitos meninos e meninas no seu casamento, teria que inventar funções para cada um deles.

No entanto, percebeu-se que isso exigia que mesmo funções sem muito significado fossem incluídas na ocasião e, assim, a tendência caiu em desuso. Mas afinal, hoje em dia, quais podem ser as funções das daminhas? Continue lendo esse artigo e saiba mais.


As daminhas precisam ter função no casamento?

Já que as funções das crianças na cerimônia de casamento começaram a ganhar menos importância e não ser mais uma exigência, é normal que ainda haja dúvidas dos noivos na hora de organizar e planejar a troca de alianças. Mas especialistas na área explicam que não há mais regras rígidas para seguir.

A tendência, agora, é que cada noivo e noiva planejem a cerimônia como preferirem, sem ter que se prenderem a antigos costumes. Afinal, esse é um momento único de suas vidas e nada melhor do que fazerem tudo do jeitinho que desejam e acham mais bonito.

Isso quer dizer, inclusive, que não é preciso que cada daminha que entrar na cerimônia tenha uma função específica. Isto é, a função das crianças no casamento é conferir alegria e felicidade aos noivos e aos seus amigos e familiares.

Nesse sentido, vale a pena lembrar ainda que não há limites para o número de crianças que podem participar desse momento, a não ser que o local da cerimônia tenha alguma restrição de espaço. Se assim for, basta adaptar.

As crianças podem, inclusive, entrar todas juntas, em um encantador comboio, uma incentivando a outra, o que é bem importante, já que sempre existem os pequenos mais tímidos que podem ficar receosos de entrarem sozinhos. Então, mais importante do que dar uma função a cada uma das crianças, é fazer com que estejam presentes.


Quais as funções que as daminhas podem ter

Por outro lado, existem noivos e noivas que desejam que as daminhas e os pajens entrem na cerimônia carregando símbolos que sejam importantes para o seu casamento. Nesse caso, a função se torna realmente relevante, como pode acontecer com as alianças, que a daminha pode carregar.

As alianças podem ser trazidas também pelo pajem e mesmo por um casal ou até por duas daminhas ou dois pajens, mais uma vez, não existem regras. Se for significativo para a cerimônia, as crianças podem carregar ainda plaquinhas com recados, sininhos, a Bíblia, imagens de santas, como Nossa Senhora e mini buquês.

Outra função para quem deseja isso no seu casamento é que as crianças espalhem pétalas de flores pelo caminho que a noiva vai fazer até o altar. As possibilidades são inúmeras e você pode acrescentar a essa lista outros objetos se tiverem significado para a sua cerimônia.

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page