top of page
Buscar

Qual o significado das damas de honra no casamento?

É cada vez mais comum incluir as crianças nos casamentos, sendo que as meninas são chamadas de daminhas e os meninos de pajens. Porém, essa tradição já é bem antiga. A diferença é que, hoje em dia, você convidar quantas crianças quiser para embelezar a cerimônia do seu casamento.

Mas afinal, qual o significado das crianças no casamento? Na realidade, são muitas as respostas para essa pergunta. Os pequenos trazem muito amor e vida para esse dia que é tão especial para você. A criançada também tem o significado de esperança, sorte e felicidade. Então, por que não contar com a presença mais do que fofa dessa turminha?

Além disso, em diferentes épocas, as crianças no casamento tiveram significados distintos. Continue lendo esse artigo e conheça um pouco mais dessa história.

História das crianças nos casamentos

Atualmente, as crianças nos casamentos significam leveza e fofura, deixando a cerimônia ainda mais encantadora. Mas na Idade Média, a função das daminhas e pajens era ainda maior. Naquela época, era comum que as crianças abrissem as cerimônias de casamento, inclusive, vestindo roupas com a mesma cor da noiva.

Isso porque acreditava-se que esse truque era uma forma de confundir os maus espíritos para não atingissem a noiva. Já com as crianças, nada de mau acontecia, pois elas são puras. Com o tempo, essa crença desapareceu, mesmo assim, os pequenos continuaram a ser figuras confirmadas nos casamentos.

Por muito tempo, as meninas tiveram a função de carregar o véu da noiva. Mas como os longos véus não são mais uma tradição, as crianças ganham outras funções.


Dicas para incluir as crianças no casamento

As crianças por si só já trazem muita alegria ao casamento. Mas para que tudo ocorra como o esperado vale a pena conferir algumas dicas para incluí-las com sucesso total.

Quem pode ser daminha e pajem? De que idade? Quantos podem ser?

Você pode escolher o número de crianças que quiser para o seu casamento. Afinal, não existem muitas regras. Da mesma forma, não há uma idade que elas devem ter. Claro que o melhor é evitar as meninas e os meninos muito pequenos, que podem não seguir com o combinado.

Afinal, cada criança pode ter uma função. Além disso, todas as crianças podem ser daminhas e pajens, como filhos, sobrinhos, filhos dos amigos, etc.

Converse com as crianças antes

Essa dica é super importante. Pergunte se elas querem participar e expliquem a sua função, para não correr o risco de desistirem em cima da hora. Diga ainda que elas vão usar roupas diferentes, que vão ter muitas pessoas, que vai ter fotógrafos, filmadores, etc.

Tudo isso serve para elas não se assustarem na hora da cerimônia. É importante ainda que as daminhas e os pajens participem dos ensaios para saberem exatamente o que devem fazer no dia.


Funções especificas para cada criança, precisa?

Essa é mais uma dúvida comum dos noivos, pois já foi costume que cada uma das crianças possuísse uma função ao entrar em cena durante o casamento. Porém, hoje, entende-se que isso não é uma regra, o mais importante é que elas estejam presentes!

Dessa forma, daminhas e pajens precisam carregar apenas acessórios, quando eles houverem, que tenham realmente um significado para o seu casamento. Alguns exemplos são:

Mini buquês de flores;Plaquinhas com frases carinhosas ou mesmo que anunciem a chegada da nova;Pétalas de flores que são jogadas no caminho que a nova vai fazer até o altar;Bíblia;Sinos;Nossa Senhora e outras imagens.

Viu só? Existem muitas maneiras de deixar o seu casamento ainda mais encantador com a presença dos pequenos e das pequenas!

Se você que saber quais são os 10 erros mais comuns que as noivas cometem na hora de escolher as roupas das daminhas

clique aqui para baixar o meu ebook 100% gratuito! Boa leitura.

3.614 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page